Fala galera!
Se voces acompanhassem meu histórico de filmes assistidos recentemente perceberiam um padrão: filmes relacionados a inteligência artificial e genética.
Os dois temas me interessam muito pois por ser um apaixonado por tecnologia não tenho a menor dúvida que estas áreas do conhecimento trarão muitos benefícios a humanidade, como coloquei no título acima.
Meu glaucoma é uma doença genética que se tivesse sido tratada já durante a a gestação me teria trazido a visão, e hoje em dia técnicas de c;célula tronco poderiam renovar as células mortas do meu nervo ótico ou até mesmo reconstruir meu olho direito que atrofiou ainda na minha infância.
Quantas vidas seriam salvas se tivéssemos robôs monitorando aquilo que humanos acabam desprezando, seja por falta ou at’ mesmo por interesses escusos.
Quantas decisões baseadas em dados e fatos e não em viés econômico ou político acabariam com as diferenças entre as pessoas.
Gosto muito de exemplificar que pra rodar um programa que escrevi pro computador tanto faz se sou cego, homem, pardo e heterosexual, nenhuma das minhas características físicas ou cognitivas importa pra ele pois para a maquina todos são iguais.
Então a próxima vez que assistir um filme em que as máquinas querem nos dominar ou destruir, o que um ser humano irá se transformar em um monstro geneticamente modificado apenas se divirta pois isto esta totalmente longe da realidade que veremos em alguns anos.
Até a próxima!