O que aprendi nos últimos 18 meses com Code Review

Fala galera!
Já durante o processo para entrar para ArcTouch já tive meu primeiro contato com a cultura de Code Review e esta é uma prática muito importante de nosso processo.
Nenhum código deveria ser integrado sem antes passar por pelo menos um outro desenvolvedor, e em tarefas de desenho ou atualização de User Interfaces de um designer (com anexos dos screenshots).
Em um primeiro momento achei isto um pouco invasivo, e de certa forma, até um pouco preocupante já que alguém estaria criticando diretamente o meu trabalho, o código que fiz.
Mas o efeito é totalmente o contrário.
Quando comecei a eceber os primeiro feedback sobre meu código percebi algumas lacunas na forma de pensar para resovler um problema.
Muitas vezes estamos tão preocupados em primeiro entregar a solução, que não nos atentamos prática de refatorar o nosso código para que ele seja de melhor qualidade.
Percebi também que eu tinha gaps de testes, que existem áreas que eu preciso melhorar meu feramental, ou seja estou crescendo muito como profissional com as dicas que vim recebendo no caminho.
E isto é uma rua de mão dupla. Toda vez que vejo um código penso em como consigo tornar o trabalho dos meus pares ainda melhor,dando uma dica do que sei, indicando um problema que não havia sido percebido.
O github torna este processo muito agradável. E tenho aprendido cada vez mais a fazer melhores reviews.
Inclusive se quiserem fazer qualquer tipo de comentários lá nos meus repositórios, por avor fiquem a vontate.
Até amanhã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s