O green field de cada dia nos dai hoje!

Fala galera!
Você foi alocado para um novo projeto e quando se depara com o código, que tem alguns débitos técnicos, qual sua primeira reaçao?
Sem sombra de duvidas vvocêvai pensar que se você estivesse lá desde o começo teria feito tudo diferente, a arquitetura estaria melhor, o código melhor implementado seguindo as boas práticas, tudo aquilo que manda as boas práticas que estudamos todos os dias.
Já parou par para pensar que esta situação pode ser a mesma para quem herdar seu projeto atual?
Muitas vezes temos a sensação que se pudessemos voltar no tempo fariamos tudo diferente. E provavelmente com o conhecimento do que houve, caso as teorias de que não é possível se mudar a linha do tempo, e acabariamos na mesma situação.
Ok! Mas então onde você quer chegar com este post? Você está se perguntando.
Simplesmente porque, lembrando de uma palestra do meu amigo Eric Lemes, no TDC acho que em 2014, ele falou exatamente sobre isto.
Por que ao invés de reclamarmos dasituação atual não tentamos melhorá-la? Por que não topar o desafio de refatorar o código, matar os débitos técnicos e manter tudo funcionando, e quem sabe deixar algo melhor pro próximo amigo que herdar o projeto?
Pareceu interessante?
Se sim, acredito que você deveria tomar algumas providencias:
Utilizar alguma ferramenta de análise estática, Sonarqube por exemplo, para que os problemas sejam catalogados e vocêpossa acompanhar a evolução.
Lógico que você já faz testes automatizados, e eles estão rodando sem erros, mas no caso disto não estar acontecendo ainda é uma boa oportunidade. Escreva o teste para a funcionalidade, faça as alteraç
oes e confirme que ela continuará funcionando.
Colocado isto em prática, caso você não faça isto ainda, coloque estes passos como parte da sua integração contínua. Ter este feedback a cada push é muito ”util e ajuda bastante o code review e a cadencia do projeto.
Faça a experiencia e depois me diga se não é tão reconfortante quanto a da construção de um bom projeto do zero?
PS: Saiba que o código que voc escreveu ontem já é legado. Se você não pratica as técnicas que cito aqui, provavelmente me pouco tempo você estará na situação inicial do post.
Até amanhã!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s