Mr. Robot

Fala galera!

Curto muito séries, principalmente que tem como plano de fundo a tecnologia e mais ainda se elas tiverem uma boa consultoria de profissionais da área.

Mr. Robot é uma delas. Com a segurança da informação como plano de fundo esta série tem um enredo envolvente, personagens carismáticos, e principalmente traz muitas reflexões sobre a segurança sobre nossos dados.

Apesar de ter alguns anos, quando  você assiste a série parece que os  roteiristas estão falando de casos bem atuais, principalmente se pensarmos nos diversos vazamentos de redes sociais e serviços online recentes.

Será que estamos seguros? Será que  nos dados estão seguros? Será que os dados em nossas empresas estão seguros?

Provavelmente a resposta para todas as perguntas é não. Existem falhas de segurança, propositais ou não, e pessoas, algumas até patrocinadas por governos, que  exploram cada milímetro dos sistemas operacionais.

Do outro lado, mais perigosos ainda, dispositivos com tecnologias defasadas de segurança estão espalhadas em produtos baratos que controlam nossas casas, filmam nossa intimidade, nos entretem e nos passam esta falsa sensação de que está tudo bem.

Não estou aqui querendo iniciar uma histeria coletiva nem tornar você o maior dos paranóicos, mas na maioria dos casos um pouco d atenção a pequenos detalhes fazem a diferença entre estarmos seguros e cairmos em golpes pela internet.

Nunca acesse dados sensíveis em redes públicas, nunca forneça suas senhas em computadores desconhecidos, nunca deixe seus devices com wifi e bluetooth sem necessidade. Sempre mantenha seu sistema operacional e aplicativos atualizados. Sempre prefira o protocolo https ao http . Nunca abra mensagens de remetentes desconhecidos.

Tenha certeza que você será a maior arma contra os cyber criminosos.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s