Windows 10, WSL, docker e máquinas virtuais

Fala galera!

Tivemos no grupo do WhatsApp da lista de cegos programadores uma discussão bem interessante sobre o uso do WSL (Windows Subsystem for Linux), docker e máquinas virtuais.

É sábido de muitas pessoas com deficiencia visual que necessitam utilizar virtualização que nem sempre o desempenho dos leitores de tela nas máquinas emuladas é satisfatório, principalmente quando temos o Windows como sistema hospedeiro.

Outro grande problema é a forma como nos comunicamos com softwares que rodam nestas máquinas, tais como servidores, infraestrutura e etc.

Apesar de passar boa parte do meu dia utilizando Parallels e Windows 10 dentro de um OSX, meu mundo dos sonhos seria ter uma máquina Windows full time, utilizando todo poder de fogo mas mesmo assim podendo desenvolver e depurar aplicativos iOS.

O serne da questão é que quando utilizamos docker reduzimos praticamente a zero a necessidade de ambientes Linux para quem está acostumado a ambiente Windows.

Desde que se saiba o que que se está fazendo podemos empacotar e utilizar diversos aplicações Linux dentro de containers de forma totalmente transparente.

Dando um exemplo, tenho o pandoc, um convertedor universal de formatos de textos, gerador de PDF, ePub e outros, rodando no docker sem a necessidade de   investir um minuto em infraestrutura para ter um ambiente rodando.

Logicamente o WSL nos trouxe outras possibilidades como o desenvolvimento inclusive de aplicações C++ totalmente em uma máquina Windows mas com target em distribuições Linux.

Para projetos iniciados em ambiente Linux, com diversos scripts shell a migração também se torna transparente.

Mas como eu disse, cada variável a mais que adicionamos em nossa infra, mais um ponto de atenção adicionamos a nossa lista de verificações quando estamos fazendo um troubleshooting.

De forma bem reduzida diria que um ambiente saudável hoje tem Windows 10, docker e no máximo WSL. Qualquer ingrediente am ais é arriscado para a sua receita dar certo.

O que você tem usado?

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s