O que esperar para Xamarin em 2019

Fala galera!

Na semana passada tivemos uma conversa bem interessante aqui na bancada sobre o futuro do Xamarin neste e nos próximos anos.

Quero em primeiro lugar destacar que todas as informações que colocarei aqui são minhas opiniões pessoais e não refletem nem opiniões ou informações do time do Xamarin ou da Microsoft.

Durante muitos anos acredito que o Xamarin se destacou como solução de aplicaçoès cross platform nativas tendo como concorrentes apenas as aplicações hibridas, que apesar de populares se diferenciavam principalmente pela qualidade das interações.

Outro fator que popularizou as demais tecnologias hibridas foi a falta de profissionais com conhecimento de mobile e muitos profissionais com comhecimento de Web, o que tornava o porte de uma tecnologia para a outra mais tranquilo.

Sabemos bem que isto não é verdade. Que são mundo totalmente diferentes e o bom conhecimento das plataformas iOS e Android é fundamental para não só oferecer a melhor experiencia do ponto d vista da experiencia do usuário quanto do ponto de vista dos acessos a recursos que cada plataforma oferece.

Nunca escondi que sempre gostei muito de C#, acho uma linguagem incrível, e até mesmo por falta de acessibilidade nas IDEs para as outras plataformas, e a qualidade indiscutível do Visual Studio, tornou Xamarin minha opção principal.

Mas sempre vi a plataforma evoluir de forma bem lenta, e costumo bricar que uso Xamaindesde o tempo qu ainda n~~não funcionava.

Só quem usou Xamarin.Forms 1.x sabe o que era ter um pojeto compilando hoj e parando dois dias depois e voltando com o próximo release.

O surgimento do Xamarin 4 e do Xamarin.Forms 2.xfoi realmente muito esperado. Muitos novos recursos chegaram e com eles a estabilidade um pouco mairo.

E agora com o Xamarin.Forms 3.x temos realmente novidades sendo adicionadas mais rapidamente com o auxilio da comunidade. Temos mais recursos embutidos no Visual Studio. Mas ainda acho que estamos longe do ideal.

Tivemos novas implementações polemicas como o uso de CSS para estilos. Novas plataformas adicionadas como MacOS, WPF e GTK. Mas coisas importantes como um novo ListView, um CarousselView e outros recursos tão aguardados.

Mas recentemente algo mudou neste pequeno mercado de poucos competidores.

Desde 2015 a Google vinha apresentando o FLuther, uma soluçãop também cross platform, com código nativo e uma nova forma de renderização, baseada em Skia, que tem como principal diferencial as interfaces imutáveis.

Sem sombra de duvidas a qualidad das apss é muito boa, o desempenho é excelente, e a única coisa que  me deixava com o pé atrás era a faltade acessibuilidade, resolvida com a saída da versão 1.0 que é a primeira versão oficial do produto.

O ooling é incrível com hot deploy e reload mantendo-se o estado da app. Isto, pra quem trabalha com projetos com quase 6 minutos de build sabe como é interessante.

E qual será a resposta da Xamarin?

Acredito que com u um novo concorrente de peso no mercaod as coisas começarão a ndar mais rapidamente. Em breve teremos o MVP Global Summit onde poderei pessoalmente tirar minhas duvidas, e sabemos que em maio teremos a Google IO e provavelmente o Microsoft Build e neste ano veremos o primeiro embate real entre as duas tecnologias.

Xamarin coninua e continuará sendo minha opção para qualquer projeto, mas saber que há um competidor que irá ajudar a puxar este mercado me mostra que sempre que temos uma concorrencia nós desenvolvedores saimos ganhando.

Onde vvocêpostará as suas fichar?

Até amanhã!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s