Fala galera!
Neste dia 21 de outubro a internet está sofrendo o que até então é o maior ataque DDoS que se teve conhecimento..
Vários serviços como Spotify, Twitter, Netflix entre tantos outros saíram-se do ar e até o momento que escrevo esta postagem a internet está bem instável.
Mas o que é um ataque DDOS?
O primeiro D vem de Distributed, ou seja, é um ataque distribuído e é normalmente executado utilizando-se de máquinas zumbis infectadas por malwares que tem total controle sobre elas.
Já o DoS vem de Denial of Service ou negação de serviço que nada mais é que um ataque massivo a um serviço até que o mesmo “sufoque” pois não consegue dar conta de tantas requisições simultâneas.
A grande vítima desta vez foi o serviço de DNS Domain Name Service que é responsável por traduzir os nomes do sites em seus respectivos endereços IP forma como a rede funciona.
Até o momento não se tem muita informação da motivação do ataque e qual, ou quais grupos, estão efetivamente por traz do mesmo mas isto no faz refletir o quanto estamos vulneráveis.
Recentemente pesquisas provaram que temos de ter muito cuidado comIoT ou a internet das coisas, já que mesmo equipamentos como os roteadores, e as câmeras IPs vem sendo recorrentemente usadas neste tipo de ataque.
Logicamente que a melhor proteção é o usuário bem informado e se você está aqui provavelmente voce já as conhece, mas seguem aqui algumas dicas úteis:
- Tenha senhas diferentes para cada m dos serviços que você utiliza. Incorpore um gerenciador de senhas como o 1password ou o lastras para que você tenha senhas difíceis de lembrar;
- Coloque senhas difíceis nas suas redes wi-fi e evite compartilha-las com pessoas fora dos seus círculos mais íntimos;
- Evite acessar serviços importantes como seu e-mail ou bancos em locais públicos e em redes wi-fi abertas;
- Sempre ative os atributos de segurança de seus dispositivos;
- Sempre instale as últimas atualizações;
Tendo mais novidades volto aqui e atualizo estas informações.
Até a próxima!