Da Virtualização a ConteinerizaçÃo

Fala galera!

Não sei se voces sabem mas sou usuário da plataforma Apple e trabalho no meu dia-a-dia com um MacBook Pro.

Mas para utilizar o Visual Studio tenho de recorrer a uma tecnologia que me facina a tempos: a virtualizaçÃo.

No Windows utilizei por muito tempo o VMWare e só muitos anos depois, para falar a verdade só para usar o Xamarin Player utilizei o VirtualBox.

Já no Mac acatando a sugestão do cocatech me rendi ao Parallels que tem me atendido com maestria, apesar dos problemas de acessibilidade.

Mas nem sempre a criação de máquinas virtuais é rápida o suficiente para realizar determinadas tarefas e por isto comecei a estudar a tecnologia de containers, principalmente o docker.

Ele utiliza o conceito de particionamento de recursos da máquina, seja ela física ou virtual, para rodar ambientes independentes, o que é ideal para a publicação de aplicações diferentes em um mesmo ambiente, e promove-los como se fossem códigos fonte, é a realmente implementação do DEVOPS.

No caso tenho utilizado para rodar uma instancia do Sonarqube em minha máquina e analisar a qualidade dos meus projetos.

O Sonar tem um procedimento de instalação até que simples, mas teria de fazer ou uma máquina virtual ou colocar todo este mbiente no Mac, o que não gosto pois me tira a independencia.

Este assunto ainda será bem tratado aqui, mas fica a dica para aqueles que querem algo novo para estudar, e aplicar em seu dia-a-dia.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s