Um pouco mais sobre programação reativa em .NET

Fala galera!

Antes de compartilhar meu experimento achei válido compartilhar algumas coisas com você.

Em primeiro lugar a documentação atualizada. Aqui é a classe Observable que é um ponto de partida para o estudo da programação reativa: https://docs.microsoft.com/en-us/previous-versions/dotnet/reactive-extensions/hh244252%28v%3dvs.103%29.

Lembrando que o padrão Observer é um design pattern já conhecido e as Reactive Extensions, implementadas praticamente em qualquer linguagem moderna hoje, é uma abstração sobre este pattern d forma a tronar a criação, composição e consumo de fluxo de dados ainda mais fácil e elegante.

Neste padrão temos dois atores, os Observables que são os fluxos de dados em si e fornecem as informções quedevem ser processadas, e os Observers que reagem aos fluxos de dados e executam as regras de negócio.

Im Observer implementa um método OnNext que ;é chamado para cada elemento do Observable. Caso ocorra um erro é chamado o método OnError passando-se a excessão disparada. Já ao terminar o fluxo é chamado o OnCompleted.

É realmente muito interessante o quanto o padrão, tão antigo e simples, trouxe para nós uma facilidade tão grande nos dias de hoj.

Bons estudos.

Até amanhã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s